"A história é a filosofia inspirada nos exemplos."
Dionísio de Halicarnasso

domingo, 6 de maio de 2012

Josemar Rodrigues

Josemar Rodrigues da Silva, advogado, nasceu em Itambacuri em 1936.

É bastante conhecido na cidade por sua atuação no exercício do Direito e por sua participação na vida social do município.

Foi vice-prefeito no primeiro mandato de Ataliba José de Magalhães e também vereador.

Fundou o primeiro Ginásio Estadual de Itambacuri e em seguida tornou-se diretor da instituição, cargo depois ocupado por Carlos Biasutti (que no futuro se tornaria o desembargador Luiz Carlos Biasutti).

Josemar é filho de José Rodrigues da Silva e Clemência Lopes da Silva. Segundo ele, seu pai foi diretor do Aprendizado Agrícola Carlos Prates durante 50 anos. É casado com Arilda Melo Rodrigues da Silva e tem um filho: Carlos José Rodrigues da Silva.

Quando Josemar era criança, a mãe adoeceu e precisou ser levada para Belo Horizonte, onde receberia tratamento médico adequado. Ele então ficou sob a responsabilidade da tia Eliza Lopes da Silva, a quem chamava de “Dindinha Eliza”.

Josemar fala da sua criação com bastante orgulho e faz questão de mostrar-se grato pela assistência que lhe foi assegurada por Dindinha Eliza. Na época, eles moravam na Avenida 2 de Agosto, próximo ao local onde hoje fica seu escritório de advocacia. Josemar diz que só saiu da casa da Dindinha Eliza quando casou.

A vida estudantil começou no Grupo Escolar Frei Gaspar de Módica. Sua primeira professora foi dona Conceição. Entrou para o seminário dos capuchinhos no dia 11 de janeiro de 1949 e foi encaminhado para estudar em Santa Teresa, Espírito Santo.

Josemar, José e Clemência
Na época, com opções de estudo escassas, muitos jovens ingressavam em instituições religiosas para receber algum tipo de instrução. O seminário aparecia, assim, como opção viável e de boa qualidade educacional.

Em 1950 a sequência de seus estudos na instituição religiosa implicou em sua transferência de Santa Teresa para Itambacuri. Após dois anos ali, foi deslocado para Taubaté, São Paulo, onde transcorria o período do noviciado da Ordem dos Capuchinhos. Josemar, a esta altura, era conhecido como frei Clemente de Itambacuri.

Naquela época, também faziam parte da turma de noviços José Gregório Marques (o Piúca) e Bá Lopes. Josemar conta que foi contemporâneo de frei Agostinho, Dom Antônio Zuqueto, Chico Garrôcho, Lúcio Neves, Zé Geraldo Guedes e frei Inocêncio (do qual afirma ter presenciado os últimos momentos de vida).

Frei Clemente de Itambacuri
Foi excluído do seminário em outubro de 1957, durante a gestão de frei Henrique. Josemar diz que o motivo alegado foi a crença dos diretores de que ele apenas estaria usando o seminário como local de estudo, sem intenção de dar seqüência à vida religiosa posterior (o que, na verdade, ocorria com muitos outros estudantes). Mesmo assim, Josemar agradece sua formação moral e religiosa ao período em que passou estudando com os capuchinhos.

Logo após sua saída do seminário ele seguiu para Belo Horizonte, onde foi estudar no pré-vestibular do Colégio Champagnat. Ao terminar esta etapa, prestou vestibular e foi aprovado para o curso de Direito da Faculdade Mineira de Direito (PUC Minas), onde se formou em 1962.

No dia da formatura, após o baile realizado no Pampulha Iate Clube (PIC), sofreu um acidente de carro e se machucou bastante. Por este motivo precisou ficar algum tempo internado em Belo Horizonte.

Ao se recuperar, voltou para Itambacuri onde daria início a sua atividade profissional. Na cidade, voltou a morar com Dindinha Eliza, Zé de Eliza e a tia Eugênia (a quem chamava de “Tió”).

Josemar conta que o começo da carreira foi difícil, mas que pôde contar com muitos incentivos por parte de colegas de profissão. Ele agradece principalmente o auxílio dos colegas José Figueiredo, Dr. Tosinho Pinheiro, Dr. Djalma, Mariquinha, além da escrivã Julieta Abu Kamel.


Na imagem acima estão Josemar (à direita) e seu amigo Chico Garrôcho. A foto foi tirada pelo frei Querubim no ano de 1950, no pátio do Seminário.  

Homenagens

Entre outras homenagens em sua carreira, Dr. Josemar Rodrigues recebeu o diploma de reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, subseção de Teófilo Otoni, no dia 28 de outubro de 2011, em evento da Semana do Advogado.
Desembargador Wander Marotta, desembargador Biasutti e Dr. Josemar Rodrigues
Na ocasião em que foi instalada a Vara Criminal, da Infância e da Juventude na Comarca de Itambacuri, Dr. Josemar Rodrigues foi citado no discurso do presidente da 28ª Subseção da OAB – MG, Dr. Geraldo Barbosa do Nascimento. O texto foi uma homenagem aos trabalhos prestados por Dr. Josemar e aos seus esforços para a instalação da Vara Criminal na cidade.

Na mesma cerimônia foi anunciado que a Sala dos Advogados do Fórum de Itambacuri passaria a ser chamada de "Sala dos Advogados Dr. Josemar Rodrigues da Silva".

Suas atividades seguem no escritório da Avenida 2 de  Agosto. De acordo com ele, a maior parte dos trabalhos diz respeito a área criminal e são realizados de forma gratuita. Também integram o escritório os advogados Dr. Cleílton, Dr. Jaquilane e Dra. Juliana. Atualmente, Dr. Josemar é conselheiro da 28ª subseção de Teófilo Otoni.  

Fontes

- Entrevista realizada com o Dr. Josemar Rodrigues em abril de 2012.
- J. PEREIRA, Serafim. Missionários Capuchinhos das antigas Catequeses Indígenas e nas sedes do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Leste de Minas (1840-1997). Cúria Provincial dos Capuchinhos do Rio de Janeiro - 1998. Página 612.

Nenhum comentário:

Postar um comentário