O Antigo Cemitério de Itambacuri é um
lugar cercado de mistérios. Contam que lá foram enterrados os primeiros
habitantes do aldeamento indígena - até que fosse criado o Cemitério
Municipal, anos depois. Muitos o chamam de "cemitério dos índios", mas
os frades, que administram o terreno, não admitem a denominação.
Oratório que marca o local do Antigo Cemitério. |
O Antigo Cemitério fica localizado atrás do Santuário Nossa Senhora dos Anjos, em uma região conhecida como "Fazenda dos Padres", próximo ao apiário.
Vista da região do oratório, para melhor referência de localização. Ao fundo pode-se ver o Santuário. |
Pouco restou de sinais que indicam que ali algum dia existiu um cemitério. Não fosse pelo oratório perdido na paisagem, apenas a bela vista da natureza chamaria a atenção. Conta-se que os locais onde havia covas são marcados com pedras.
Pedras que indicariam local de uma cova. |
Outro possível ponto de sepultamento. |
Essas fotos foram feitas em período de seca, tanto é que se pode notar que a vegetação apresenta sinais de queimada. Nos períodos de chuva, quando a vegetação está mais desenvolvida e densa, os vestígios do cemitério ficam ainda menos perceptíveis. Por um lado, tal resguardo natural é bom - pois ajuda a manter a região menos acessível a quem só se interessa pela destruição da história.
Há alguns anos foi realizada uma escavação para tentar encontrar algo que comprovasse o uso do local como cemitério (inclusive de indígenas). De acordo com pessoas que acompanharam os trabalhos, nada de relevante foi localizado - o que não significa que um dia não possa ser.
Visão panorâmica do oratório e região do cemitério. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário