"A história é a filosofia inspirada nos exemplos."
Dionísio de Halicarnasso

sábado, 27 de outubro de 2012

Índios Maxacalis em Itambacuri

Os índios diretamente ligados à história itambacuriense são os Pojixás, também conhecidos como Botocudos (denominação genérica). Muito do que se sabe sobre eles é fruto dos esforços de frei Agostinho (Ramiro Francisco), um estudioso franciscano falecido já há alguns anos. Mas é outra etnia que nos chama a atenção neste momento.

Os índios Maxacalis, historicamente, também fazem parte da realidade de Itambacuri. Normalmente, de uma maneira pela qual não se pode sentir orgulho – como no exemplo mostrado na foto abaixo. Algumas vezes, a cidade recebe grupos inteiros, famílias com crianças, todos de passagem para algum lugar. Por que saem? Será que chegam? Quem saberia responder?

O fato é que eles migram, como é (ou foi) o costume das tribos. Só que hoje o cenário é bem outro e eles amargam os sinais do abandono. Fome e doenças na aldeia, escassez de todo tipo e a saída, qual seria?

Visões como essa provocam reflexões substanciais. Muitas vezes vivendo de esmolas, desterrados, embriagados, os Maxacalis sofrem os efeitos de políticas assistenciais pouco eficientes e de uma “cultura da aculturação” que nada tem do espírito de preservação da vida, da dignidade humana, e da história - princípios estes de qualquer sociedade bem sucedida.
Família de índios maxacalis na Praça do Monumento em Itambacuri - 2012.
Quem eles representam?

Os maxacalis constituem um grupo indígena que habita três porções de terras descontínuas nos municípios de Santa Helena de Minas, Bertópolis, Ladainha e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, nordeste de Minas Gerais. Em 2008, somavam 1.460 indivíduos.

Crianças maxacalis. Foto de Charles Bicalho / UFMG.
Os maxacalis - palavra em língua desconhecida, aplicada pela primeira vez na área do rio Jequitinhonha - não podem ser identificados como um único grupo, mas como um conjunto de vários. A denominação decorre desses grupos se articularem politicamente como aliados e terem se aldeado conjuntamente, sobretudo após 1808, quando ocorreu a invasão sistemática de seus territórios e se ampliaram os conflitos com outros grupos, particularmente com os denominados Botocudos.

As aldeias, em decorrência do avanço da sociedade dominante, terminaram por ser isoladas em termos geográficos, e os vários grupos rituais passaram a ser identificados nos documentos oficiais e particulares como tribos distintas.
Essa identificação diferenciada se manteve até o final do século passado, ainda que os observadores ressaltassem que a língua e a organização social eram as mesmas. Além disso, esses grupos sempre se aldeavam em conjunto, formavam confederações defensivas e usavam a mesma tática de estabelecerem alianças com os colonos para poderem enfrentar os inimigos tradicionais.


Fontes

- Boletim da UFMG - Cura pelo respeito às tradições.
- Enciclopédia dos Povos Indígenas do Brasil - Maxakali.
- Wikipédia - Maxacalis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário