"A história é a filosofia inspirada nos exemplos."
Dionísio de Halicarnasso

domingo, 19 de maio de 2013

Frei Agostinho


Ramiro Francisco (Frei Agostinho) nasceu em  22/01/1932 no município de Teófilo Otoni - MG, na localidade de São Miguel do Pita. 

Seu registro de nascimento ocorreu somente em 1937 em Itambacuri - MG,  quando seus familiares já moravam nesta cidade.

Fez o curso primário nas Escolas Reunidas Frei Gaspar de Módica com as professoras Dona Lília, Dona Silvia Timo e Dona Maria Luzia Esteves Lima. Sua preparação para o sacerdócio começou no Seminário Seráfico São Francisco de Assis em Santa Teresa, ES, onde estudou de 22/01/1945 a 1949. 


Para lá foi enviado por Frei Daniel Maria de Mineo junto com Lulu, Geraldo Dias, (Frei Angélico, que depois  passou a chamar-se padre Geraldo, como secular). Professores: Dario Cozer, Guilherme Guisen, Frei Frederico, Frei Tarcísio, Frei Querubim, Frei Jamaria, Frei Afonso. 

Prestou o Noviciado em 1950 em Taubaté, São Paulo, com o mestre Frei Epifânio. Cursou Filosofia em Itambacuri de 1951 a 1954, com os professores Frei Fernando, Frei Vital, Frei Geraldo de Sortino, Frei Sisto.

Convite para a ordenação de frei Agostinho.
Cursou Teologia de 1954 a 1957. Os professores foram Frei Fernando, Frei Vital, Frei Gabriel, Frei Sisto, Frei Estêvão. Transferido para o Rio de Janeiro, lá foi Vigário Paroquial. E cursou o bacharelado em Filosofia na Universidade do Distrito Federal (atualmente UERJ).

Frei Agostinho acompanhando procissão no Rio de Janeiro.
Cronologia

- 1961 – Professor de Filosofia no Seminário de Itambacuri. Professor de Filosofia e de Psicologia no Colégio Santa Clara. Professor de Estudos Sociais no Colégio Pio XII e no Colégio Estadual Professor Mendonça.
- 1962 – Trabalho nas comunidades Vila Pedreira e Vila Formosa. Estudos de Problemas Brasileiros, na PUC do Rio de Janeiro, RJ.
- 1963 e 1964 –  Escolas Radiofônicas do Movimento de Cultura Popular. Sua ligação com este movimento,  o MCP, foi o principal motivador de sua prisão em 1964. 
- 1964 – Início da construção do prédio da Escola de Vila Formosa. Preso pela ditadura , ainda nos tempos do Governo Castelo Branco, acusado de subversão. Trabalhar para melhorar a vida dos pobres era perigoso naqueles tempos. Ficou confinado  durante uma semana em Governador Valadares, sem visitas e sem quaisquer notícias de familiares ou de outras pessoas.
- 1964 a 1972 – Dedicou-se a melhorar as escolas da periferia, inclusive nelas disponibilizando a merenda escolar.
- 1965 – Licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Católica de Belo Horizonte (PUC). Início das aulas da Escola Vila Formosa e Vila Pedreira. Curso de Psicologia, na  PUC do Rio de Janeiro, RJ.
- 1966 – início do ensino chamado de  Curso Complementar,  com aulas de Corte e Costura, Puericultura, Culinária, Carpintaria, Cerâmica, Comércio, Horticultura – curso depois  denominado de  madre Serafina.
- 1966 a 1972 – Professor de Sociologia e Psicologia da Faculdade de Teófilo Otoni.
- 1970 e 71 – Organizador e Professor da Faculdade de Filosofia de Governador Valadares,
- 1972 – Rio de Janeiro – Diretor do Serviço Social de São Sebastião no Morro do Turano – Curso de Carpintaria, Pintura de parede, Instalação Elétrica e Hidráulica. Presidente da Cooperativa Habitacional São Sebastião e Frei Cassiano, por meio das quais, entre 1972 e 1982 foram construídos cerca de 1500 apartamentos.
- 1972 a 1975 – Fundação da Faculdade de Administração de Empresas em Governador Valadares, hoje UNIVALE.
- 1975 a 1982 – Professor de Estudos Sociais na Escola Superior são Francisco de Assis, ESFA.
- 1982 – Definidor da Província do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Leste Mineiro. Professor de Filosofia no Seminário de Itambacuri.
- 1986 – Congresso de Filosofia em Monterey, México.
- 1990 –  Coadjutor em Conceição do Mato Dentro, MG. Viagem à Itália.
- 1995 – Santa Teresa – Criação da Faculdade de Ciências Biológicas na ESFA.
- 1999 a 2000 – Professor de Filosofia no Seminário de Itambacuri.

Falecimento

Frei Agostinho faleceu em 9 de maio de 2007 no Rio de Janeiro e seu corpo foi levado para Itambacuri, onde, após uma emocionante cerimônia religiosa, foi enterrado no cemitério local.

Fotos - Momentos Diversos

Frei Agostinho com os pais: Augusta e Domingos.

Reinstalação da cruz no Morro do Cruzeiro.
Celebração no Morro do Cruzeiro.
Reunião com políticos em Brasilia.
Homenagem concedida pela FAGV.
Cerimônia de Ordenação.
Livro Civilização e Revolta - de Izabel Missagia de Mattos - do qual foi um grande colaborador.

Um comentário:

  1. Grande ser humano! Inesquecível Frei Agostinho, saudades...

    Manoel Andrade

    ResponderExcluir