"A história é a filosofia inspirada nos exemplos."
Dionísio de Halicarnasso

domingo, 4 de março de 2012

Campo de Aviação de Itambacuri


O Campo de Aviação de Itambacuri foi um dos primeiros na região que se interpõe entre  o Vale do Mucuri e o do Rio Doce. Entre outras vantagens, este campo permitia a integração aérea entre Itambacuri e a capital mineira, facilitando o acesso a cidades estratégicas como Governador Valadares e Teófilo Otoni.

O vídeo abaixo faz parte de um trabalho produzido pelo cineasta William Gericke, provavelmente em virtude das comemorações do Centenário de Itambacuri, em 1973. No trecho apresentado, pode-se ver uma aeronave realizando manobra no Campo de Aviação de Itambacuri. 

Para assistir, clique no símbolo de "play".

O Campo de Aviação foi construído tendo por base um estudo feito pela III Zona Aérea Federal, que permitiu a abertura de licitação para as obras. O local escolhido fica a uma distância de 10 quilômetros da cidade, em uma baixada às margens da BR-116. A empresa que ganhou o direito sobre a empreitada foi a Construtora Barão Ltda.


No final do ano de 1954 a obra estava concluída. Já em 1955 foram iniciados vôos regulares para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, primeiramente pela Nacional Transportes Aéreos, depois pela Real e, em seguida, pela Varig.

Com o asfaltamento da rodovia BR-116, a construção do Aeroporto de Governador Valadares e uma nova política aérea adotada pelo governo de maneira pouco clara, os vôos foram suspensos. O Campo de Aviação passou a ser usado apenas para pousos de emergência e de táxi aéreo, ficando sua conservação a cargo da Prefeitura de Itambacuri.

Hoje, o Campo de Aviação encontra-se desativado e há indícios de que a área esteja ocupada. Dizem que se cogita de reativá-lo, pois as condições físicas da região para abrigar um aeroporto seriam muito boas, notadamente no local do Campo. Outros locais próximos, inicialmente considerados, apresentam estrutura comprometida ou inadequada (segundo reportagens sobre o tema).

Vista do Campo de Aviação em setembro de 2011.
Várias cercas delimitam o terreno do antigo Campo de Aviação. Ao fundo, está a BR-116.
Dizem também que haveria por parte do Governo de Minas a intenção de reativar pequenos aeroportos, o que renova a expectativa de que Itambacuri possa voltar a ter o seu Campo de Aviação em pleno funcionamento.

A página na internet da Secretaria Estadual de Transporte e Obras Públicas – SETOP, de Minas, apresenta vasta documentação digitalizada sobre os procedimentos administrativos atinentes à construção do Campo de Aviação de Itambacuri. Ao longo do desenvolvimento dos estudos e da execução do projeto, muitos políticos e secretários de governo conhecidos na região tiveram de assinar os papéis necessários para  dar seqüência à obra.

Os documentos podem ser visualizados no acervo da SETOP clicando AQUI.

O documento exibido ao se clicar no link apresenta, entre outros dados, os nomes do Prefeito Dr. Vital Salvino Ottoni e do Chefe do Serviço de Fazenda Serafim Ângelo da Silva Pereira. Navegando pela página, podem ser vistos vários outros documentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário