"A história é a filosofia inspirada nos exemplos."
Dionísio de Halicarnasso

domingo, 22 de abril de 2012

Itambacuri

Itambacuri é uma cidade do Vale do Mucuri, interior de Minas Gerais, localizada a aproximadamente 430 quilômetros de Belo Horizonte. Na contagem realizada pelo IBGE no ano de 2007, Itambacuri apresentava 22.809 habitantes.

Vista da torre do Santuário - 2011.

História - Fundação

A cidade foi fundada pelos missionários franciscanos frei Serafim de Gorízia e frei Ângelo de Sassoferrato no dia 13 de abril de 1873.

A data de fundação, que figura nos símbolos e escritos oficiais, foi escolhida pelos capuchinhos como um marco histórico e religioso. O 13 de abril de 1873 foi um domingo de Páscoa, dia carregado de simbolismo, e marcou a realização da primeira missa em solo itambacuriense.

O local escolhido para a celebração foi a encosta de um morro, próximo ao Córrego dos Engenhos, onde foi feita a primeira derrubada da mata para a construção de moradia para os missionários, ajudantes e indígenas.

Para facilitar a localização: a missa foi realizada perto da região onde se encontra a cachoeira do “Civico”.
Placa que indica o local da primeira missa em Itambacuri
Evolução

Itambacuri começou sua história como um aldeamento indígena. Tempos depois,  tornou-se Colônia Agrícola por meio do decreto nº 777, de 1º de setembro de 1894.  

Mais adiante, passou a ser distrito da cidade de Teófilo Otoni, de acordo com a lei estadual n° 556, de 30 de agosto de 1911. A transformação de Itambacuri em município deu-se mais de uma década depois.

Em 1922, o deputado João Antônio Lopes de Figueiredo apresentou ao Congresso mineiro uma emenda ao projeto da nova divisão administrativa do Estado de Minas Gerais. Tal projeto definiria a possibilidade de Itambacuri ser emancipado de Teófilo Otoni.

A criação do município foi possibilitada pela nova organização administrativa do estado, com a lei nº 843, de 7 de setembro de 1923. O decreto 6.541 de 14 de março de 1924 também regulamenta o nascimento da cidade – fixando datas para a instalação do novo município e para a eleição dos vereadores.  Este ano, inclusive, é o que figura no brasão da cidade juntamente com o de 1873.

De acordo com a legislação, o município de Itambacuri seria formado por 4 distritos: o de Itambacuri, desmembrado de Teófilo Otoni, e os de Aranã, Frei Serafim e Igreja Nova (Campanário), criados com territórios desmembrados do distrito-sede.

No dia 20 de abril de 1924 aconteceram as eleições da primeira câmara, definindo o legislativo municipal.

O pleito elegeu os vereadores: Coronel Pedro Avelino Pinheiro, Pedro Autran, Marcelino Esteves Guedes, Manoel José de Magalhães, Júlio Esteves Lopes, João Antônio da Silva Pereira e Amadeu Onofre.

Já a 18 de maio de 1924, realizou-se a sessão solene de instalação da Câmara Municipal de Itambacuri.

Os distritos de Itambacuri

O decreto estadual n° 148, de 17 de dezembro de 1938 - extinguiu o distrito de Aranã, cujo território passou a integrar o de Frei Gaspar. Ainda em face desse decreto, o distrito de Igreja Nova cedeu parte de suas terras aos novos distritos de São Fidélis, São Pedro, Conselheiro Pena (recém-criado) e Resplendor.

A esta altura, pertenciam a Itambacuri apenas os distritos de Frei Gaspar, Frei Serafim, Igreja Nova, São Fidélis e São Pedro.

Em virtude do decreto estadual n° 1.058, de 31 de dezembro de 1943, o município perdeu o distrito de Fidelândia (ex-São Fidélis) para Ataléia, acrescido de parte do território do distrito de Pescador (ex-São Pedro). Segundo o referido decreto, Itambacuri reunia o distrito-sede e os distritos de Campanário (ex-Igreja Nova), Frei Gaspar, Frei Serafim e Pescador (ex-São Pedro).

A lei n° 336, de 27 de dezembro de 1948, criou o distrito de São José do Divino. Já pela lei estadual n° 1.039, de 12 de dezembro de 1953, foram criados os distritos de Frei Inocêncio, Guarataia e Nova Módica. Em 1954, pertenciam a Itambacuri 9 distritos.

Por força da lei estadual n° 2.764, de 30 de dezembro de 1962, foram desmembrados e passaram a municípios os distritos de Campanário, Frei Gaspar, Frei Inocêncio, Pescador, Nova Módica e São José do Divino. Dessa forma, o município foi reduzido a apenas 3 distritos: Itambacuri (sede), Frei Serafim e Guarataia. Atualmente Itambacuri conta com os distritos de Frei Serafim, Guarataia, Cafelândia, São José do Fortuna e São João.

A Comarca

A Comarca de Itambacuri foi criada pelo decreto n° 336, de 27 de dezembro de 1948, e foi instalada a 6 de novembro de 1949. É de 1ª entrância e abrange em sua jurisdição os municípios de Campanário, Frei Gaspar, Frei Inocêncio, Nova Módica, Pescador e São José do Divino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário