"A história é a filosofia inspirada nos exemplos."
Dionísio de Halicarnasso

domingo, 22 de julho de 2012

Schistosomiasis Mansoni no Brasil - Dr. Firmato

Clique nas imagens para vê-las ampliadas.

Schistosomiasis Mansoni no Brasil é um livro sobre Esquistossomose produzido pelo Dr. César Pinto, do então Instituto Oswaldo Cruz, com a colaboração do médico e ex-prefeito itambacuriense Dr. Firmato.  O trabalho é registrado na Fundação Oswaldo Cruz, a mais importante instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

Versão ampliada da capa, para facilitar a leitura.
Na época, Itambacuri foi palco de boa parte das pesquisas. Imagens de focos de contaminação na cidade ilustram tristemente a obra - concluída em 1945 e publicada em 1948.


Pela sua importância, no ano de 1950 o cientista inglês H. Harold Scott apresentou um resumo do trabalho no volume 47 do Tropical Diseases Bulletin, editado em Londres.


O livro foi conservado pelas freiras do Colégio Santa Clara. A biblioteca, que resguardava esta e outras importantes obras da história itambacuriense, não mais existe. Foi transformada em um pequeno museu, que não está mais aberto ao público, mas ainda guarda alguns objetos históricos - como um rico acervo fotográfico.

Vale destacar que os rios da nossa região ainda são infestados pelo parasita estudado e combatido pelos doutores César Pinto e Firmato.

Agradecimento

A Itypédia agradece pelos esforços de Irmã  Camila, Mara Suely e Teresinha Neves - que ajudaram a possibilitar que tal obra não se perdesse no tempo e pudesse estar novamente no acervo itambacuriense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário